Páginas

quarta-feira, 4 de maio de 2011

A HISTÓRIA DOS VÍDEO-GAMES - PARTE 1 - 1972




1972 - A GÊNESIS DOS VIDEO GAMES
Iniciamos aqui nossa jornada ao passado glorioso dos vídeo-games. O ano era 1972, e com o fracasso de vendas do Computer Space (uma espécie de árcade), lançado no fim de 1971, Nolan Bushnell deixa a equipe da Nutting Associates para fundar sua própria empresa juntamente com Ted Dabney. Logo o nome da empresa (que se chamava Syzygy) teve de ser trocado, pois já havia uma companhia com nome idêntico. Desta forma nascia à gloriosa “Atari”.
Em 24 de maio do mesmo ano, a empresa Magnavox lança ao mundo o primeiro console de vídeo-game da história chamado Odyssey, criação de Ralph Baer, em uma convenção na California, EUA.

CURIOSIDADES DO ANO DE 1972

1 - O PRIMEIRO FLIPERAMA.



Os fundadores da Atari criam o game Pong, no estilo fliperama, o jogo era iniciado por meio de moedas, no melhor estilo “caça-níquel”. O “test drive” da invenção foi feita em um bar de São Francisco, Califórnia. No dia seguinte, voltaram e verificaram que a máquina estava entupida de moedas, provando que o jogo foi usado durante toda a noite do dia anterior. Nascia aí o vídeo-game lucrativo e logo o fliperama com o jogo Pong estava sendo fabricado em serie pela Atari.


2 - LANÇAMENTO DO ODYSSEY.

O Odyssey da Magnavox seria lançado em agosto do mesmo ano. Porém, as vendas do console foram prejudicadas e muito por um "tiro no pé" da própria Magnavox, que em sua propaganda fazia com que os consumidores entendessem que o console funcionaria apenas nas tv's fabricadas pela própria empresa.

Bom meus amigos, esses foram os principais fatos do ano de 1972. Nossa próxima parada será em 1973. Até a próxima.
Fonte: Gaga games - www.gagagames.com.br - Texto referencia: André Breder.
Obrigado ao Gaga games pelo apoio.!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMENTA AÍ SÔ...