Páginas

sábado, 25 de fevereiro de 2012

A HISTÓRIA DOS VÍDEO GAMES - PARTE 13 - 1984


Que a força esteja com vocês meu amigos do Corporação Capsula. Nesta décima terceira parte de nossa viagem ao passado dos gloriosos video games, continuamos na "zica". Após a quebra da industria de games, as coisas começam a melhorar gradativamente. O texto base é de André Breder, colunista do gagagames.com.

Vamos lá!

A Warner Communications Inc. venderia a Consumer Division of Atari, Inc. e criaria uma nova companhia: a Atari Games Corp.
Sega e CSK se unem e formam a Sega Enterprises Ltd.
Novas companhias entram no mercado: Kemco, Accolade e New World Computing. Na contra-mão da coisa toda, a Astrocade Inc. e FTL Games deixam o ramo dos games eletrônicos.
A Hasbro, Inc. compra a Milton Bradley Company, e a Management Sciences America adquire a Edu-Ware Services.
Tela de Excitebike.
Excitebike. Ótimo jogo.
A Nintendo lança para os fliperamas os games Donkey Kong 3, Ice Climber, Punch-Out!! e Balloon Fight. A empresa também lançaria alguns games interessantes para o Famicom, como o divertido Excitebike, onde o jogador iria sentir como é estar numa corrida de motos, em pistas cheias de obstáculos e adversários; Devil World, game criado por Shigeru Miyamoto e que trazia um modo de jogo similar ao de Pac Man; e Urban Champion, que foi o primeiro game de luta da empresa no universo 2D.
O Famicom receberia ainda algumas conversões de arcades famosos em 1984, onde podemos destacar os títulos Pac-Man e Galaxian.
O game The Ancient Art of War, criado por Dave Murray e Barry Murray, é lançado pela Brøderbund. Este seria considerado como um dos primeiros grandes games lançados dentro do gênero estratégia em tempo real. Ainda em 1984 a Brøderbund lançaria o game Karateka, criado por Jordan Mechner, título que impressionaria a todos por seus personagens com movimentos bem realísticos. O game teria versões para vários computadores e consoles da época.

Dragon Buster.
Dragon Buster, o primeiro a usar uma barra de "Life"
A Namco lança para os fliperamas os seguintes games: Gaplus, Tower of Druaga, Pac-Land, Grobda (um spin-off de Xevious), Super Xevious e Dragon Buster, sendo este último o primeiro game a usar na sua sistemática uma barra de vida..
A Capcom lança o fodastico shooter 1942, que seria o primeiro de uma franquia de sucesso da empresa.
A Tehkan (que mais tarde seria conhecida como Tecmo) lança para os fliperamas o game Bomb Jack, que posteriormente ganharia versões para os mais variados sistemas e também teria algumas continuações.

Paperboy.
PaperBoy
O game Paperboy, criado por David Ralston, é lançado para os fliperamas pela Atari Games, e depois recebe vários ports para os mais variados sistemas. O game chamou a atenção por seu tema ser considerado bem original e por trazer uma jogabilidade que o diferenciava dos demais games da época.
A Parker Brothers lança o game Montezuma’s Revenge para vários consoles e computadores.
A Activision lança o game H.E.R.O. para o Atari 2600. O game trouxe uma jogabilidade bastante original, e acabou ganhando posteriormente versões para os mais variados sistemas. Ainda em 1984, a Activision lança também para o Atari 2600 o game Pitfall II: Lost Caverns, sequência do excelente Pitfall. Este foi mais um grande game criado pelo genial David Crane, e que ganhou posteriormente versões para vários sistemas e consoles.
H.E.R.O. do Commodore 64.
H.E.R.O para o Atari 2600
Kung-Fu Master.
Kung Fu Master ou simplesmente Spartan X
A Technos lança para os fliperamas o game de luta Karate Champ.
A SEGA lança o game Frogger II: Threeedeep!, sequência do original Frogger de 1981. O jogo manteve uma forma de jogo bem similar ao primeiro e foi lançado para vários sistemas como o Apple II, Atari 2600, Atari 5200, Atari 8-bit, Commodore 64 e ColecoVision.
A Nichibutsu lança para os fliperamas o game de corrida Sector Zone, que depois ganharia um port para o Famicom, onde teria seu título alterado para Seicross.
A Irem lança para os fliperamas o beat ‘em up Kung-Fu Master, título que seria conhecido como Spartan X no Japão.


O acessório Beam Gun.
Beam Gun para o Famicom
Nintendo lança em 18 de Fevereiro a pistola Beam Gun, que em seu futuro lançamento americano receberia o nome de NES Zapper. O acessório, utilizado para games de tiro do seu console Famicom, teria no ano de seu lançamento três games lançados: Duck Hunt, Hogan’s Alley e Wild Gunman. O modelo japonês do acessório, inclusive, seria baseado em Wild Gunmam, sendo uma réplica de um revólver. A versão americana do acessório seria modificada, sendo propositalmente feita para que todos pudessem ver que se tratava apenas de uma pistola de brinquedo.

Até a próxima meus irmãos e que a força esteja com vocês.

3 comentários:

  1. Viciado aqui em Excitebike!

    Ótimo texto man, continue assim! \o/

    ResponderExcluir
  2. valeu master.. abraço

    ResponderExcluir
  3. kung-fu master saudades das galerinha fazendo fila no fliperama .muito bom esse jogo

    ResponderExcluir

COMENTA AÍ SÔ...