Páginas

segunda-feira, 4 de junho de 2012

A HISTÓRIA DOS VÍDEO GAMES - PARTE 16 - 1987

'

Olá meus queridos. Chegamos ao ano de 1987. Já vimos muitas coisas nessa nossa viagem que por mais impressionante que possa parecer, não está nem na metade. Neste ano, a  Activision adquire a Infocom, enquanto que a Electronic Arts adquire a Batteries Included.
NEC lança o console PC Engine no Japão. Um item raro para qualquer colecionador.
PC Engine
PC ENGINE  em toda sua beleza e forma física.
Apesar de muitos pensarem que o PC Engine é um videogame de 16 bits, na realidade sua CPU principal é de 8 bits e sua PPU (Picture Processing Unit – responsável pelos gráficos) é que é de 16 bits, o que proporcionava gráficos fantásticos para a época. Outro item de destaque era o formato dos cartuchos: chamados de HuCard, eram praticamente do mesmo tamanho de uma cartão de crédito.
Acorn lança o computador Acorn Archimedes (não é o Terrorista morto não, rsrs) 32-bit juntamente com o game Zarch, que chamou atenção por seus gráficos 3D muito bem feitos para a época.
Metal Gear
O ótimo Metal Gear
Konami Corporation lança o game Metal Gear no Japão para o MSX2, juntamente com o arcade Contra e com a chegada do game Castlevania no ocidente. Todos os três games marcavam o início de franquias da empresa que se tornaram muito populares no mundo todo nos anos que se seguiram. A Konami também lançou para o Famicom/NES alguns títulos interessantes como SalamanderTop Gun eThe Goonies II. E para fechar com chave de ouro, houve ainda o lançamento de Nemesis 2, conhecido como Gradius 2 no Japão, para o MSX.
Enquanto isso a  Nintendo lançava o game The Legend of Zelda nos Estados Unidos e na Europa e a continuação Zelda II: The Adventure of Link para o Famicom Disk System no Japão. Outro título interessante da Nintendo lançado para o Famicom e para o NES, é Mike Tyson’s Punch-Out!!, que traz, como o nome já entrega, o boxeador Mike Tyson como o último lutador que o jogador irá enfrentar no game.
Ocean Software lança o game Head Over Heels para os fliperamas, que trouxe uma visão isométrica, foi aclamado pela critíca e se tornou muito popular entre os jogadores.
Squaresoft lança o game Final Fantasy, um RPG criado por Hironobu Sakaguchi, para o Famicom no Japão.
Final Fantasy
O RPG Final Fantasy
O título do game é uma alusão de que ele seria o último game da companhia, que na época passava por uma situação difícil. Final Fantasy acabou se tornando um grande sucessso, sendo responsável por salvar a Squaresoft da falência. Hoje em dia Final Fantasy se tornou uma das franquias mais famosas e rentáveis do mundo dos games.
FTL Games lança o game Dungeon Master para o computador Atari ST. Dungeon Master é considerado como o primeiro RPG de ação em tempo real feito em 3D. O título fez um enorme sucesso junto aos jogadores e foi aclamado pela crítica especializada, que não economizou em premiar o game nas diversas revistas da época.
Namco lança para os fliperamas os games: Wonder MomoYokai DouchuukiDragon SpiritBlazerQuesterPac-ManiaGalaga ’88 e Final Lap.
Epyx lança para várias plataformas o game California Games, que trazia várias modalidades esportivas.
Mega Man
Mega Man
Capcom lança o game Mega Man (Rock Man na versão nipônica) para o NES/Famicom, título que seria o primeiro de uma das mais longas franquias da empresa. Ainda em 1987 a Capcom lançou para os fliperamas o game Street Fighter, outro título que seria o início de uma das franquias mais rentáveis da companhia, e 1943: The Battle of Midway, o segundo game de sua franquia de scrolling shooters.
Incentive Software lança Driller, considerado o precursor dos modernos “first-person 3D games”.
Beam Software Pty., Ltd. lança o beat ‘em upBad Street Brawler, para as plataformasCommodore AmigaCommodore 64MS-DOS eNES. Vale citar que a versão lançada para o NES foi um dos dois games criados para serem utilizados com o acessório Power Glove.
Brøderbund lança o game Lode Runner para o NES.
SEGA lança para o Master System o game Phantasy Star, um dos primeiros RPGs a misturar ficção científica com fantasia, e o primeiro RPG a ter como protagonista uma mulher. Outro grande lançamento da SEGA foi o game After Burner, para os fliperamas, que posteriormente ganhou versões nas mais variadas plataformas domésticas, incluindo o Master System. Ainda em 1987 foi lançado, também para os fliperamas, os games After Burner II, que trouxe poucas diferenças em relação ao game original; Shinobi, primeiro de uma futura franquia de sucesso da SEGA; e Super Hang-On, sequência do aclamado Hang-On.
Phantasy Star
Phantasy Star
LJN lança para o NES o game The Karate Kid, que é vagamente baseado nos dois primeiros filmes que mostram a vida do garoto Daniel LaRusso com seu mestre/amigo Sr. Miyagi.
O RPG Dragon Quest II (Dragon Warrior II em território americano) é lançado pelaEnix para o MSX e para o Famicom/NES. A versão do Famicom foi um estrondoso sucesso no Japão, tendo vendido milhões de cópias.
Nihon Falcom Corporation lança para o MSX o game Dragon Slayer IV: Drasle Family. O jogo foi lançado também para o NES, onde teve seu título alterado para Legacy of the Wizard. Ainda em 1987 a Falcon lança o RPG Ys I: Ancient Ys Vanished, que teve versões para várias plataformas.
Accolade lança para vários computadores, o game de corrida Test Drive, que seria o primeiro de um franquia de grande sucesso.
Elite Systems lança para os computadores Atari STAmigaAmstrad CPCCommodore 64 e ZX Spectrum o título ThunderCats: The Lost Eye of Thundera, um game de ação trazendo os personagens do desenho animado ThunderCats.
Toaplan lança para os fliperamas o scrolling shooter Twin Cobra.
Double Dragon
Double Dragon
Desenvolvido pela Technos Japan e lançado pelaTaito Corporation, o game Double Dragon se torna um grande sucesso dos fliperamas, sendo considerado como o melhor beat ‘em up lançado até então. O game acabou se tornando posteriormente numa franquia que fez bastante sucesso nas decadas de 80 e 90. A Taito lançou ainda, também para os fliperamas, o game Rastan, um hack and slash.
Irem lança para os fliperamas o shoot-em-up R-Type, que fez grande sucesso e teve posteriormente versões lançadas para as mais variadas plataformas domésticas.
O RPG Ultima: Exodus, é lançado para o NES, pelaElectronic Arts, que também coloca no mercado o interessante game Skate or Die!, lançado para os computadores ZX SpectrumCommodore 64Atari STApple IIgsAmstrad CPC, e IBM Compatibles com MS-DOS.
Mesmo com a Nintendo tendo exclusividade de várias produtoras de games, o Master System recebeu títulos interessantes em 1987, como After Burner, Alex Kidd BMX Trial, Alien Syndrome, Aztec Adventure, Fantasy Zone II: The Tears of Opa-Opa, Fantasy Zone: The Maze, Gangster Town (para ser jogado com o acessório Light Phaser), Ghostbusters, Kung Fu Kid, Out Run, Rocky, Wonder Boy, Zillion e Zillion II: The Tri Formation.

3 comentários:

  1. Tenha 514 canais em sua casa www.tvdigitalnopc.com.br

    ResponderExcluir
  2. esse e o melhor double dragon que existe ,bons tempo que vc relembra mas não volta mas .valeu por relembrar

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. um ótimo jogo mesmo o Double Dragon... O meu preferido desse ano foi o Mega Man, o qual jogo até hoje... Valeu Diego

      Excluir

COMENTA AÍ SÔ...